LENTES,MONTAGENS,COLORAÇÕES


MITOS&VERDADES SOBRE SAÚDE OCULAR:

23/08/2014 15:07

Mitos & Verdades



Ler no escuro pode prejudicar a visão?

MITO. No entanto, é melhor ler com iluminação adequada para ter contraste adequado entre as letras e o papel. Devem-se evitar reflexos de luz diretamente nos olhos por causa do incômodo. Ler com uma iluminação que necessite de muito esforço visual pode trazer alguns sintomas, como dor ocular e dores de cabeça.

Colocar objetos muito perto dos olhos prejudica a visão?

MITO. Mas ficar observando um objeto de perto ou leitura por muito tempo pode dar sensação de cansaço visual, pelo fato da musculatura ficar tensa na mesma posição para dar foco na imagem. Em alguns casos, o fato de precisar chegar muito perto de um objeto para poder enxergá-lo bem é sinal de presença de grau. Neste caso, é necessário um exame oftalmológico para investigação do quadro.

É bom colocar suco de limão no olho quando ele estiver irritado?

MITO. Não faça isso em hipótese alguma! O limão pode causar queimaduras na córnea, piorar a irritação já presente, provocar ardor intenso e baixa de visão.

Ler demais faz mal aos olhos?

VERDADE. Mas não se trata de “ler demais”, e sim ler por muitas horas seguidas. Ler por muito tempo sem parar pode causar cansaço visual, mas não é o excesso de leitura que causa a “vista cansada”. Ler, com toda certeza, nunca fez mal a ninguém.

Criança que brinca de entortar os olhos pode ficar vesga?

MITO. Os músculos dos olhos das crianças são suficientemente fortes para permitir olhar na direção que quiserem. O estrabismo, ou seja, o desvio da direção dos olhos, geralmente é um defeito congênito: a criança já nasce com ele.

Quem não usa óculos piora a visão?

MITO. Forçar a visão sem óculos pode causar dores de cabeça ou tonturas, mas não significa que a visão esteja sendo danificada. O grau de deficiência não vai aumentar por causa disso.

Assistir TV muito perto prejudica a visão?

MITO. Ficar muito tempo com os olhos fixos na tela diminui a frequência das piscadas que lubrificam o olho, favorecendo seu ressecamento. Mas muitas vezes a aproximação da TV também pode ser apenas um sintoma, e não a causa de problemas. Deficiências visuais como miopia, hipermetropia e astigmatismo, causados por uma formação irregular do globo ocular, são determinados por fatores genéticos. Neste caso, a tela não tem culpa.

Anel aquecido trata terçol?
 
MITO. Cuidado com as fórmulas caseiras! Elas podem até piorar o problema. O tratamento do terçol baseia-se na aplicação de compressas mornas a antibióticos em forma de pomadas. O calor do anel aquecido pode até ter o mesmo efeito, mas não é o tratamento mais adequado.

Quem usa óculos não pode doar a córnea?

MITO. Miopia, hipermetropia, ou astigmatismo não alteram a estrutura da córnea, por isso, de forma alguma são contraindicações para doação.


Leite materno cura conjuntivite de bebê?
 
MITO. E cuidado! Leite é meio de cultura para germes. A conjuntivite pode ter origem alérgica, viral e bacteriana. Antes de iniciar o tratamento, é preciso saber a causa. Com bebês, o cuidado deve ser ainda maior. Jamais pingue qualquer substância sem consultar o seu médico, mesmo que pareça inofensivo como o leite materno. Uma conjuntivite não tratada adequadamente pode até comprometer a visão.

Coçar o olho pode descolar a retina?

VERDADE. Deve-se tomar cuidado em coçar de forma incisiva os olhos. Pacientes com alta miopia podem, sim, ter problemas de rupturas, descolamentos e hemorragias retinianas. Coçar o olho pode causar alterações na córnea e também predispõem a infecções, como conjuntivite, principalmente se as mãos não estiverem devidamente limpas ou lavadas. O melhor é evitar coçar os olhos.


 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!