LENTES,MONTAGENS,COLORAÇÕES


O OLHO HUMANO:

23/08/2014 15:12

 

 

 

Visão

Os olhos possuem células fotorreceptoras, isto é, capazes de captar estímulos luminosos, produzindo estímulos nervosos transmitidos ao sistema nervoso central. Estas células se situam na retina, uma camada de revestimento interno do olho, e são de dois tipos: bastonetes e cones. Os bastonetes são muito sensíveis a variações na intensidade luminosa, mas não distinguem cores, o que é realizado pelos cones.

Os raios luminosos penetram nos olhos e passam pela pupila. A pupila é uma estrutura capaz de controlar a quantidade de luz que penetra no olho. Em ambientes muito claros ela se fecha; em locais escuros ela se abre.

Após passar pela pupila, os raios atingem o cristalino. O cristalino atua como uma lente que projeta os raios luminosos no fundo dos olhos, onde se encontram os bastonetes e cones. Porém, o cristalino projeta a imagem de ponta-cabeça. A correção da posição é realizada pelo sistema nervoso central.

 

 

 

 

COMO ENXERGAMOS

Dr. Visao - O Olho como enxergamos
As imagens e os raios de luz atravessam a córnea, o humor aquoso, a pupila, o cristalino e o humor vítreo. Todos esses meios devem estar transparentes para que a luz possa passar por eles e chegar à retina. Da retina, são encaminhados para o cérebro através do nervo óptico.
Nos primeiros anos de vida, qualquer diminuição da transparência das estruturas a serem atravessadas pela luz ou formações de imagens fora da retina pode         
ocasionar deficiência visual irreversível. Por isso a necessidade da retina e do cérebro receberem estímulos visuais nítidos desde o nascimento.
 

 

 

 

 

 

ANATOMIA DO OLHO E FISIOLOGIA DA VISÃO

O globo ocular está situado dentro de uma cavidade óssea e possui aproximadamente 24mm de diâmetro anteroposterior e 12mm de largura.
ANEXOS OCULARES
As sobrancelhas, os cílios e as pálpebras são protetores do globo ocular. Impedem que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. As pálpebras também têm como função a distribuição de lágrima, ocorrida durante o piscar.
Dr. Visao - Anexo Globo Ocular A conjuntiva é película vascular que recobre a esclera na porção visível, até a córnea. Também recobre a parte interna da pálpebras inferiores e superiores.Os músculos cada olho possui seis músculos que possibilitam sua movimentação para os lados. Quando os músculos funcionam, normalmente os dos olhos estão sempre mirando na mesma direção. Mas se a algum não funciona bem, ocorre o estrabismo ou vesguice.

APARELHO LACRIMAL:

A glândula lacrimal fabrica a maior parte da lágrima que banha o olho. No canto interno da pálpebra(próximo ao nariz) existem um orifício e um canal que levam a lágrima já usada para o nariz. A lágrima serve para limpar, facilitar o ato de piscar e nutrir o olho.
Dr. Visao - Globo Ocular

CÓRNEA:

É uma membrana transparente, localizada na frente da íris. Tem como funções permitir a entrada de raios de luz no olho e a formação de uma imagem nítida na retina. Seria como a lenta da máquina fotográfica. ÍRIS: disco colorido com um orifício centras ( chamado de PUPILA)- menina dos olhos). Sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho: ambiente com muita luz faz fechar a pupila; ambiente com pouca luz faz dilatar a pupila. Exerce a função idêntica ao diafragma de uma máquina fotográfica.
Se imaginássemos o olho como uma máquina fotográfica:
Dr. Visao - O Olho e a Maquina Fotografica

CRISTALINO:

Lente biconvexa, transparente, flexível 9 capa de modificar sua forma), localizada atrás da íris. Sua função é focar os raios de luz para um ponto certo na retina. RETINA: camada nervosa, localizada na porção interna do olho, onde se encontram célula fotoreceptoras( CONES, responsáveis pela visão central e pelas cores, e Bastonetes, responsáveis pela visão periférica e noturna). Sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico. No cérebro essa mensagem é traduzida em visão.

COROÍDE:

É uma camada intermediária, rica em vasos que servem para a nutrição da retina. A região da retina, responsável pela visão central, chama-se MÁCULA, na qual se localizam os cones.

HUMOR VÍTREO:

É uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina.

HUMOR AQUOSO:

É um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.

ESCLERA:

é a parte branca do olho. Sua função é a proteção ocular.

PRIMEIROS CUIDADOS E DESENVOLVIMENTO DA VISÃO

Os primeiros cuidados com os olhos quem que tomar são nossas mães, fazendo os exames pré-natais. Nesses exames, o médico descobre se há algum problema com o bebê ou com a mãe (que pode ser transmitido ao bebê). Depois do nascimento, podem surgir conjuntivites e outros problemas, que devem ser tratados sempre médico especializado em olhos,. O oftalmologista. A partir do nascimento, a visão se desenvolve até mais ou menos 5 anos, quando a visão já será igual á de um adulto. Durante esses primeiros anos é muito importante perceber se a criança tem algum desses sintomas, que podem ser sinal de problema de visão:
  1. Dor de cabeça ou mal-estar durante ou depois de esforço visual ( leitura, aula, assistir tv etc).
  2. Franzir a testa ou apertar os olhos para enxergar objetos distantes.
  3. Ler com os livros ou cadernos muito próximos do rosto.
  4. Desinteresse pela aula e pela leitura, dispersão, desatenção.
Surgindo algum desses sintomas, não espere: leve a criança ao oftalmologista o mais cedo possível. Quanto mais rápido, maiores as chances do problema ser tratado e corrigido a tempo

CUIDADOS COM A VISÃO

Objetos cortantes e de ponta devem ser mantidos afastados de criança. Em sítios e fazendas, cuidado com animais que podem bicar.
Cuidado com produtos químicos: álcool, detergente, soda cáustica ou água sanitária são muito perigosos. Se atingirem os olhos, lave-os durante 20a 30 minutos com soro fisiológico ou água limpa e, depois disso, procure o médico com urgência. Casos com este são emergências.
Pais ou pessoas que fumem devem redobrar os cuidados com criança por perto. Não segure ao mesmo tempo crianças e cigarros e não fume com criança por perto. A fumaça, as queimaduras (principalmente noS olhos) e as irritações causadas pelo cigarro podem ser evitadas dessa forma.
No carro, leve as crianças sempre no banco de trás, de cinto de segurança. No colo, é um convite a acidentes.
Deve-se ter muito cuidado com colírios. Nunca se deve usar um colírio sem receita médica. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e um colírio errado pode trazer sério problemas e levar até mesmo á cegueira. Veja como fazer para usar um colírio:
  1. LAVE AS MÃOS.
  2. LEVANTE A CABEÇA E PUXE A PÁLPEBRA PARA BAIXO PARA QUE O COLÍRIO CAIA DENTRO DO OLHO.
  3. PINGUE SÓ UMA GOTA EM CADA OLHO.
  4. MATENHA OS OLHOS FECHADO POR DOIS MINUTOS.
  5. NÃO ESFREGUE OS OLHOS DEPOIS DE PINGAR O COLÍRIO
Obs.: O uso excessivo de colírios pode causar sérios problemas. Siga sempre a orientação do médico.
Em algumas profissões ou em certos casos, é necessário o uso de óculos de proteção. Mais do que uma obrigação, isso é um direito do trabalhador: trabalhar com segurança. Quem trabalha com solda, vapores tóxicos, produtos voláteis, objetos cortantes, poeira, etc, deve estar sempre protegido. Além de ser lei, esta proteção existe para ajudar quem trabalha a não perder a visão por motivos simples e que podem ser evitados. Os acidentes de trabalho já causaram a perda de mais olhos de que pernas, braços e dedos

 

LEMBRETES IMPORTANTES

  • O exame de vista pode ser feito em crianças de qualquer idade.
  • Usar óculos não enfraquece a vista.
  • Estrabismo(vesguice) não se cura sozinho, isto é, sem tratamento.
  • Miopia não se trata com exercícios, e sim com óculos.
  • O uso de lentes de contato não impede o aumento da miopia.
  • Não se deve esperar que uma criança com catarata congênita cresça para ser operada.
  • Nunca use colírios caseiros(leite, açúcar, limão ou chá ).
  • Ver televisão de perto ou ler em veículos em movimento não faz para os olhos, desde que isso não cause mal-estar.
  • Coçar os olhos pode causar muitos problemas.
  • Só use colírio com orientação médica.
  • Para uma boa visão, é fundamental uma boa alimentação, rica em vitamina a (cenoura, brócolis, couve, beterraba, batata doce, manga, óleo de dendê, fígado, leite, ovos).


 
 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!