LENTES,MONTAGENS,COLORAÇÕES


SAÚDE OCULAR

23/08/2014 15:00

Pesquisa feita pela Bausch + Lomb revela a importância dos cuidados com a saúde ocular

E se você perdesse a visão? O que faria? Abriria mão de outro sentido para recuperá-la? A maioria das respostas é sim, segundo uma estatística, constatada pela Bausch + Lomb, que aponta o índice global da preocupação com a saúde dos olhos, juntamente com a importância da visão para a população. A pesquisa foi feita em 26 países diferentes, entre eles Brasil, China, EUA, França, Espanha e Reino Unido.
Os resultados mostram uma opinião e atitude contraditórias das pessoas, em relação aos olhos. Para a maioria dos entrevistados, a visão é o quesito físico mais importante para uma boa qualidade de vida. Porém, há um grande equívoco sobre os cuidados oculares que devemos tomar. A pesquisa aponta que em nenhum dos países a maior parte das pessoas fez um exame oftalmológico completo nos últimos 12 anos. Os motivos são diversos, sendo um dos maiores deles, a falta de sintomas para uma visita de rotina ao seu médico. O Dr. Cal Roberts, diretor médico da Bausch + Lomb, confirma a importância da saúde ocular para os pacientes, tão como para os profissionais de oftalmologia. “Para muitos, os olhos podem ser as janelas para a alma. Mas, entre os profissionais de saúde, os olhos são as janelas para a saúde geral das pessoas”.
A Dra. Luciene Barbosa de Sousa, professora afiliada do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, afirma quais as principais doenças que podem ser detectadas. O Glaucoma, uma das principais causas de cegueira em todo mundo, é o que, sobretudo, pode ser detectado. “O glaucoma, principalmente, que é o aumento da pressão do olho com lesão do nervo óptico. Também podemos detectar problemas com baixa visão por falta de óculos, ambliopia (olho preguiçoso), ou catarata”.
Muitas outras doenças podem ser prevenidas, precocemente, em um check-up oftalmológico. A Dra. Luciene Barbosa de Sousa nos conta que é recomendada uma visita anual ao oftalmologista. “Geralmente recomendamos exames anuais, principalmente após 40 anos, ou se o paciente tem algum fator de risco para doenças oculares como diabetes ou hipertensão”.
Apesar desses fatores, o brasileiro mostra um estilo saudável e favorável à saúde ocular. Pois, segundo a pesquisa, 86% dos brasileiros não fumam e 88% usam óculos escuros. O Brasil também se mostrou um dos países mais conscientizados, em relação às visitas ao médico oftalmologista, com 47% dos entrevistados afirmam fazer exames regulares.
Outra revelação perigosa da pesquisa são os mitos em relação à visão. Em relação a isso, os brasileiros possuem uma vantagem sobre os outros países, não acreditando nos mitos sobre visão, como os demais. Porém, parte dos entrevistados acredita nos mitos mais ameaçadores sobre saúde ocular. 44% acredita que não é necessário ir ao oftalmologista, exceto para corrigir a visão; 40% pensa que não é necessário fazer um exame oftalmológico, a menos que haja um problema. A Dra. Luciene Barbosa fala que essas declarações são as mais arriscadas, e conta também outros mitos alarmantes, aparentes na pesquisa.
“Acho que o mais perigoso é achar que somente deve procurar o oftalmologista quando apresentar algum sintoma. Isso pode retardar o diagnóstico e tratamento de várias doenças. Outros comuns são achar que o uso de óculos receitado vai causar dependência ou mesmo acreditar que o uso de óculos vai parar ou aumentar o grau. O uso de líquidos caseiros para curar doenças também pode oferecer perigo, como água de rosas, leite de peito, etc”, finaliza a doutora.
O Dr. Cal Roberts também demonstra preocupação com esses dados. “É essencial expor e corrigir esses equívocos”, diz o Dr. Roberts. “Embora a maioria dos problemas de visão possam ser prevenidos quando detectados e tratados cedo, é óbvio que as pessoas no mundo inteiro não compreendem a importância dos cuidados básicos com os olhos e exames anuais”.
Essa iniciativa da Bausch + Lomb mostrou como andam os cuidados e preocupações com a saúde ocular mundialmente. A Bausch + Lomb pretende fazer essa pesquisa anualmente, com o intuito de ajudar médicos e pacientes a serem conscientizados e conectados com suas dúvidas e preocupações com os olhos.
“A Bausch + Lomb e suas parceiras na comunidade médica sabem que fazer exames regularmente não só ajuda a preservar a visão, mas também pode ajudar na detecção precoce de outras doenças sérias”, fala o Dr. Roberts. “As pessoas se importam muito com a visão, mas não adotam medidas básicas para preservá-la. Nós precisamos mudar isso. Esperamos que esta pesquisa abra os olhos das pessoas e as incentive a cuidar melhor de seus olhos, melhorando a visão e a qualidade geral de vida no mundo todo”, finaliza o doutor.

 

—————

Voltar