LENTES,MONTAGENS,COLORAÇÕES


TIPOS DE LENTES DE GRAU

15/11/2014 18:37

Tipos Lentes De Grau

 

QUANTO AO MATERIAL:

LENTES ORGÂNICAS:

ORGÂNICA COMUM
São lentes em resina orgânica com índice de refração 1,499 ou 1.502 com maior resistência a impactos do que as lentes minerais, porém arranham com mais facilidade, sendo necessário maior cuidado no seu manuseio.

ORGÂNICA DE ALTO ÍNDICE
São lentes de resina mais finas do que as orgânicas comuns. Costumam ser mais adequadas para pessoas com altas dioptrias. As lentes a partir de 1,560 já podem ser consideradas de alto índice.

LENTES DE POLICARBONATO

Uma lente altamente resistente, muito utilizada para armações de 3 peças, porém arranha com facilidade, o que torna o tratamento anti-risco ser obrigatório. Ideal para atletas ou pessoas que precisem de óculos mais resistentes. São mais leves e mais finas do que as lentes orgânicas comuns.

NOVOS MATERIAIS

Com os avanços da tecnologia, podemos observar o desenvolvimento de outros materiais que permitem reunir várias qualidades em uma única lente.

LENTES STYLIS - As lentes Stylis são lentes de alto índice com maior resistência do que as de resina orgânica, permitindo inclusive montagem em armações aparafusadas. Suas principais características são: espessura reduzida, leveza e transparência. Têm ultraproteção contra os raios UV (400nm). Por terem tratamento Crizal obrigatório, são resistentes a arranhões e fáceis de limpar.

LENTES TRIVEX – As lentes do tipo Trivex são tão resistentes quanto as de policarbonato, porém com um número ABBE muito mais alto (43), anulando assim a aberração cromática e os efeitos prismáticos. Também possuem ultraproteção UV e são lentes relativamente finas pois possuem índice de refração de 1.53.
Obs. Número ABBE indica a transparência ótica de cada tipo de lente . 


 

  TIPOS DE LENTES:

QUANTO À SUPERFÍCIE
Quanto à superfície, as lentes são classificadas como lentes esféricas ou cilíndricas. Explicando de um modo mais simples, a lente cilíndrica serve para corrigir problemas de astigmatismo. Para todas as outras ametropias, a lente é do tipo esférica. No entanto, se uma pessoa sofre de astigmatismo combinado a outra ametropia qualquer, sua lente será esférico-cilíndrica.

QUANTO AO CAMPO DE VISÃO
Refere-se ao número de distâncias focais que uma lente pode ter, ou seja, quantos campos de visão que ela pode possuir. As lentes oftálmicas se dividem em lentes simples (ou monofocais) e lentes compostas (ou multifocais).

MONOFOCAIS
As lentes de visão simples são aquelas que se destinam a um só campo de visão.

MULTIFOCAIS
As multifocais constituem dois ou mais campos de visão, com distâncias focais diferentes, classificadas em bifocais, trifocais ou progressivas. Elas são como que duas ou mais lentes simples unidas num só bloco, onde uma parte é empregada para visão de longe e outra para visão de perto. Quanto mais aperfeiçoada é a lente multifocal, menor é o desconforto do usuário, devido à diminuição do chamado salto de imagem e a aberração cromática.

O salto de imagem é provocado pela diferença de efeito prismático entre a parte empregada para visão de longe e o segmento(nome dado à parte da lente que se destina à visão de perto), cujos centros ópticos normalmente se colocam afastados um do outro, provocando um deslocamento da posição da imagem entre a visão de longe e a visão de perto. Com a elaboração de tipos de segmentos nos quais se procura aproximar mais os centros ópticos, bem como a elaboração de lentes de focos progressivos, o problema do salto de imagem tem sido satisfatoriamente solucionado.
Bifocais:
São lentes com dois campos de visão, sendo um para longe e outro para perto, separados por uma linha divisória visível. São usados por pessoas que possuem presbiopia (falta de visão para perto).


MULTIFOCAIS PROGRESSIVAS:
São lentes com múltiplos campos de visão, isto é: para longe, para perto e também para meia distância, porém não apresentando nenhuma linha divisória, dando muito mais conforto ao usuário.

ALGUNS TIPOS DE LENTES:

Lentes tóricas: São lentes com curvas mais acentuadas, sempre possuindo duas forças focais, uma esférica e uma cilíndrica.(grosso modo significam lentes cilíndricas).

Lentes base flat: São lentes com uma das curvas plana.

Lentes asféricas: lente que aumenta o campo de visão nítida, na sua periferia, reduzindo o astigmatismo marginal e sua asfericidade geométrica ajuda a reduzir a espessura central da lente e com isso diminui o efeito olho de boi.

Termo asfericidade:

No design atual das lentes são três os tipos de asfericidades empregadas.

1. Asfericidade ótica, para produzir lentes mais planas.
2. Asfericidade geométrica, para diminuir a espessura das lentes.
3. Asfericidade progressiva, para produção de mudanças de grau na superfície da lente.

Lentes Omega índice 1.502: são asféricas e indicadas para compensação de afacia, para operados de catarata a moda antiga.

Resina índice 1.530: hiperlight trivex asférica

Tipos de lentes asféricas médio e alto índice: hyperal ormex 1.560, sola light 1.560, 1.600 positivo 1.670 positivo. Uma das principais vantagens das lentes asféricas é proporcionar a diminuição das espessuras centrais e automaticamente a espessura de periférica e de bordas. Com isso termos lentes mais leves, mais finas, e quanto menor a espessura central menor ficará o tamanho dos olhos.

Lentes negativas NPU 1.700 bi-asférica.(SUPER FINA)

 

—————

Voltar